Cultura

Arte: artesão parintinense confecciona bois em miniatura idênticos aos bois de arena

A confecção dos bois é feita totalmente de forma manual

02/07/2025 12h48 Por: RODRIGO AMAZONAS
Arte: artesão parintinense confecciona bois em miniatura idênticos aos bois de arena

Fotos: Rodrigo Amazonas

O artesão parintinense Júlio César Costa da Silva, 50 anos, produz de forma artesanal bois em miniatura idênticos aos que se apresentam na arena do Bumbódromo.

Confeccionados de espuma, pano e veludo o artista trabalha com artesanato desde sua adolescência, com mais de 30 anos de trabalho, sua trajetória começou em 1989 no galpão de alegorias do boi Caprichoso, onde ficou até 1997.

Desde então seu sustento familiar foi retirado exclusivamente da venda dos produtos regionais, sua inspiração vem de uma vivência com a cidade de Parintins e sua vida simples, filho do pescador José Júlio Rodrigues e da dona de casa Joana Costa, o artesão Júlio César retrata em seus artesanatos a realidade da fauna e flora amazônica. 

A Produção dos Boizinhos
 O processo de produção das miniaturas começa com seis meses de antecedência do período bovino na ilha, de acordo com o artesão existe um processo minucioso como escolha e compra de materiais adequados, manipulação de matéria prima retirada da natureza, como o cipó para montagem da base esquelética do boi, revestimento, costura e acabamento. 
O artesão expõem seus produtos em uma barraca simples localizada na rua Clarindo chaves.

 

“Produzir esses artesanatos é uma forma de ganhar uma renda para sustento da minha família é um trabalho árduo mas satisfatório quando vemos a felicidade das pessoas que apreciam meu trabalho”, disse. 

De acordo com Júlio César seu sonho é montar o próprio empreendimento com uma estrutura melhor, uma vez que sua saúde comprometida por uma cirurgia cardíaca não permite muitos esforços nos três dias de grande fluxo na ilha .


O artesão Júlio César é o reflexo de muitos artistas que construíram e constroem o festival de Parintins, seus trabalhos primorosos encantam quem visita a cidade de Parintins, por causa de artistas como Júlio o povo simples e criativo da ilha da magia é evidenciado em muitos lugares do planeta pois levam da cidade artesanatos que representam o folclore e a cultura.