ANS intervém e assume o controle da Unimed-Manaus
Segundo a ANS, a Unimed apresenta problemas graves nas áreas econômica, financeira e administrativa
Foto: Divulgação
A Unimed Manaus, que já liderou o mercado de planos de saúde no Amazonas, entrou em regime de intervenção federal e passou a ser administrada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela regulação do setor e vinculado ao Ministério da Saúde.
A medida foi deliberada em 19 de dezembro, durante uma reunião extraordinária da diretoria colegiada da ANS, com base no processo administrativo nº 33910.031602/2024-81. Até o momento, o conteúdo da apuração não foi tornado público.
Irregularidades apontadas
Segundo a ANS, a Unimed apresenta problemas graves nas áreas econômica, financeira e administrativa. Para a agência reguladora, essas inconsistências ameaçam a continuidade dos serviços e a qualidade do atendimento oferecido aos usuários do plano.
Apesar de o controle fiscal ter sido determinado há quase três semanas, o regime de direção fiscal passou a vigorar a partir da publicação da medida no Diário Oficial da União, conforme estabelece a Resolução Operacional ANS nº 3.085, de 19 de dezembro de 2025. A partir dessa data, a gestão da operadora fica sob responsabilidade direta da agência reguladora.
