Geral

“Amílcar Bentes Comandando o Parintins” é enredo do Bloco Irreverente Os Belezuras no Carnailha

O bloco será o segundo a desfilar no domingo de carnaval(15/02) no grupo dos irreverentes

29/01/2026 09h15 Por: Josene Araújo - SECOM
“Amílcar Bentes Comandando o Parintins” é enredo do Bloco Irreverente Os Belezuras no Carnailha

Fotos: Sidney Simas

“Amílcar Bentes Comandando o Parintins” é o enredo do Bloco Os Belezuras, numa homenagem ao empresário do setor de navegação que promete transformar o Circuito Carnailha em um verdadeiro rio de alegria.

 

Sua trajetória marcada pelo empreendedorismo na empresa Aliança Bentes Transportes e a contribuição ao desenvolvimento da navegação será celebrada em um desfile que une tradição, cultura e irreverência, conduzindo o público por águas de reconhecimento e festa.

 

O presidente do bloco Yano Góes aposta na inovação e na alegria. “Somos uma comissão que se uniu para comandar o bloco neste ano e nós vamos cantar o Amílcar Bentes, vamos trazer uma proposta falando das águas e nesse rio vamos trazer os foliões que utilizam esse meio de transporte. Tudo  isso vai ser retratado de uma forma alegre e de forma irreverente”, conta Yano, que também é o carnavalesco do bloco.

 

O compositor Éder Lima pela segunda vez assina a marchinha do bloco. Pela proximidade com o homenageado se inspirou na alegria do primo e na vida do menino que veio da Fazenda Aliança, do Lago do Piraruacá no município de Terra Santa (PA) e fixou residência em Parintins com os pais.

 

“Essa alegria do Amílcar é contagiante onde ele chega. Ele é sinônimo de carnaval junto com “Os belezuras”. Então, eu conto a história dele vindo com os pais Dona Enildete e Seu Moçinho”, revela.

 

A dedicação de Amílcar narrada na marchinha mostra o empresário da navegação dos barcos de recreio.

 

“Ele inovou com o Barco Aliança que fazia o trecho Parintins/Manaus em menos de 24 horas. Depois veio o Navio Parintins construído genuinamente em Parintins e agora o ferry boat que ele batizou de Parintins porque tem orgulho do lugar que mora há  mais de 50 anos, onde ele gera emprego para muitos pais de família“, ressalta.

 

José Nildemar e Alcides Santos, ex-presidentes, compartilham do projeto do bloco que nasceu no Conjunto João Novo.

 

O bloco será o segundo a desfilar no domingo de carnaval(15/02) no grupo dos irreverentes onde os papéis se invertem e os homens se fantasiam de mulher e as mulheres de homens.